Atendimento: Seg à Sex 8h às 18h • ️Sáb 8h às 14h
Central de atendimento
 Recarga e manutenção de carros elétricos. Vá na direção certa.

Recarga e manutenção de carros elétricos. Vá na direção certa.

O Brasil tem discutido muitos temas relacionados aos carros elétricos, suas vantagens e desvantagens, como, quando e onde fazer a recarga e a manutenção e os diferentes custos envolvidos na compra e utilização de tal veículo.

Não precisa ser um especialista para ver que as diferenças entre um veículo elétrico e o que funciona à combustão são muitas.

Entre tantas distinções, a manutenção e a recarga são as que mais devem ser consideradas.

Já existem diversos modelos disponíveis desses automóveis no Brasil e caso já tenha adquirido um ou pretenda adquirir, é ainda mais importante ter noção dela.

Quanto custa a recarga no Brasil?

Em eletropostos localizados dentro de estacionamentos, condomínios e outros estabelecimentos, esta cobrança é feita por meio de uma tarifa de estacionamento mais elevada para aqueles que querem usufruir a vaga dos veículos elétricos e, mais recentemente, pelo tempo que o veículo está carregando. Através do aplicativo da rede de recarga responsável pelo carregador, o usuário é cobrado por cada minuto em que está conectado. Esta mesma tarifação por minuto já é utilizada nas eletropostos que ligam alguns estados e cidades, tudo de maneira digital.

Manutenção mais simples e com menor custo.

A manutenção de carros elétricos é muito mais simples. Isso porque eles possuem menos partes móveis, sendo 50. Já os automóveis à combustão, possuem, aproximadamente 350. Também por esse motivo, o valor de investimento de manutenção é mais baixo, o que é uma grande vantagem para o motorista.

Oficina deve ser preparada para a manutenção.

Por serem modelos diferenciados, é necessário que esse serviço seja feito em oficinas devidamente aptas para tal função. Elas precisam ter equipamentos próprios: um para diagnosticar os problemas e elevador específico. Além disso, as oficinas devem ter área reservada para uso somente desses automóveis e material de emergência para casos de choque elétrico.

Profissionais precisam ser treinados.

Para fazer a manutenção de carros elétricos e preservar a própria vida, o profissional deve receber treinamento específico. Afinal, de nada adiantaria ter oficinas adaptadas a esse modelo de veículo, se não houvesse funcionários preparados para realizar esse serviço. Algumas marcas, como BMW e Renault, fizeram parcerias com organizações de educação, como o Senai, para realizar a capacitação de, aproximadamente, 2 mecânicos por concessionária. Já outras, como Nissan e Land Rover, preferiram trazer para o Brasil alguns profissionais para ensinar as técnicas.

Importância da informação sobre manutenção de carros elétricos.

É fundamental que quem tem ou deseja adquirir um veículo elétrico, esteja bem informado sobre a revisão e tudo o que envolve esse tipo de automóvel. Dessa forma, é importante que a manutenção seja realizada em local apropriado e por profissionais qualificados para a função.

Novas tecnologias exigem inovações também na forma de reparo..

O fato é que os veículos elétricos estão mudando o cenário automobilístico também no Brasil. O que era o futuro virou presente gerando uma mudança que ninguém vai ter como dirigir fora dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *