Atendimento: Seg à Sex 8h às 18h • ️Sáb 8h às 14h
Central de atendimento
 Quando devo trocar os pneus? Confira os sinais.

Quando devo trocar os pneus? Confira os sinais.

Pneus em más condições são uma das principais causas de acidentes de carro e vazamento das válvulas em pneus sem câmara. Portanto, para evitar acidentes é necessário a atenção aos sinais que indicam que está na hora de aposentá-los. Leia mais e saiba neste artigo!

1 – Data de validade

Sim, pneus também têm data de validade e é importantíssimo ficar atento.

Geralmente, ela é de cinco anos. Porém, que fique claro: isso não quer dizer que você só deverá trocar os pneus de cinco em cinco anos, já que existem outros detalhes a serem levados em consideração.

A validade, na verdade, serve como guia, isso porque a borracha do pneu tende a sofrer ressecamento, o que deixa o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem. Este processo de envelhecimento ocorre independente do uso, ou seja, mesmo estando guardado perde a validade após o período de cinco anos, contando a partir da sua data de fabricação.

1.1 – Como identificar a data de fabricação nos pneus?

  • Observe a banda lateral do pneu e encontre onde estão gravadas as suas características, como: medidas, capacidade de carga e velocidade máxima.
  • Depois disso, entre elas encontra-se um número de série composto de 11 dígitos e a palavra “DOT”. Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu (dois dígitos para a semana e dois para o ano).
  • Se o seu pneu tiver a numeração “0322” significa que foi produzido na 3ª semana de 2022.
  • Por fim, para encontrar a data de fabricação do seu pneu basta somar mais 5 anos para encontrar o prazo de validade do produto.

De acordo com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) “Os pneus não têm prazo de validade e sim a garantia contratual oferecida pelos fabricantes” Veja em: https://www.anip.org.br/releases/pneus-prazo-de-validade-x-garantia/)

2 – Rotina do automóvel

A frequência da troca de pneus é ditada muito pela rotina que o motorista realiza com o seu veículo, como por exemplo o tempo de estrada, o tipo de estrada, tipo de pneu, volume de carga e rotina de manutenção.

Se o seu veículo é destinado para trabalho, para transporte de carga e circula em qualquer tipo de estrada ou rodovia, já sabe que a frequência para troca de pneus será maior do que um indivíduo que utiliza para passeio com a família nos finais de semana dentro da cidade. Logo, tanto a troca de pneus, como outras manutenções deverão ser realizadas de acordo com as necessidades do automóvel, garantindo a sua segurança e de demais usuários das vias.

3 – Dica de ouro: TWI

Já ouviu falar em Tread Wear Indicator ou TWI? Para identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem.  Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus têm exatos 1,6mm de profundidade. Dessa forma, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.

Então, fique atento: se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.

E mais, o descuido pode oferecer risco à segurança de terceiros e ainda gera multa e registro de infração na Carteira.

Centro Automotivo Pneus RJ, há 22 anos mostrando
que é a escolha certa para o seu carro.
Acelere para cá e faça sua revisão preventiva! 

Solicite um orçamento ou receba orientação da nossa equipe especialista.

Fale Conosco no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.